CAS - PR

Sejam Bem-vindos ao Blog do CAS-PR

FUNÇÕES DO CASPR

as ações do CAS-PR. 








Objetivo do CASPR: 
Tem como finalidade promover a formação continuada de profissionais da educação, viabilizando a inclusão escolar e social das pessoas surdas. Foi inaugurando, dia 26 de junho de 2008, em parceria com a Secretaria de Educação Especial Ministério da Educação e Cultura SEESP/MEC, e a Secretaria do Estado da Educação do Paraná – SEED.
O CASPR, entre outras atribuições, ofecerá serviços de apoio pedagógico complementares, por meio de cinco (05) núcleos de atuação, que ficam assim instituídos:


I- NÚCLEO DE  CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO



Curso de Intérprete promovido pelo CASPR- DEEIN
 


Cursos de Formação continuada para professores, instrutores, tradutores de LIBRAS;



Ações integradas para o letramento.


Curso para Instrutores Surdos promovido pelo CASPR e DEEIN
Seminário Paranaense Bilíngue realizado em Faxinal do Céu


II-  NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO-PEGAGÓGICO

Curso de LIBRAS em rede para surdos e ouvintes;
Curso de Língua Portuguesa em rede para surdos;
Orientação para o uso de materiais didático-pedagógicos.

III – NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS
Suportes técnicos-pedagógicos à produção de materiais didáticos impressos e/ou digitais acessibilizando-os por meio da inserção de janelas para interprete e legenda em língua-portuguesa

IV – NÚCLEO DE CONVIVÊNCIA
Fórum permanente de debates das lutas e agendas políticas, sociais e culturais dos movimentos surdos.

V – NÚCLEO DE PESQUISA
Pesquisa do processo ensino-aprendizagem da LIBRAS e da língua Portuguesa como segunda língua para surdos;


PROPOSTA DE AÇÕES DO CASPR 2012


    Oficinas para Tradutores e Interpretes de Libras/Língua Portuguesa: ofertar a realização de oficinas itinerantes para a capacitação inicial e continuada dos tradutores e intérpretes de língua de sinais que atuam, principalmente, em núcleos de educação mais distantes. Além disso, sabe-se que há ainda um déficit no número destes profissionais para atender a demanda da rede estadual de ensino, sendo, portanto, urgente a necessidade de ampliação deste serviço.
     Data: 11 a 15 de Junho

    Curso de Língua de Sinais Brasileira (EAD): promover o acesso a Língua de Sinais Brasileira aos professores da rede estadual de ensino por meio da Educação à Distância - EAD. Este curso de formação inicial e continuada para além de viabilizar a inclusão digital ofertada por terminais já instalados em todas as escolas públicas (dos 399 municípios) pelo Governo do Estado do Paraná vem suprir à defasagem lingüística e cultural dos profissionais envolvidos com a educação básica através de um currículo que contemple as especificidades educacionais e sociais das pessoas surdas.
     Data: A confirmar

    Curso Preparatório para Prolibras/MEC: Oferecer subsídios teóricos e práticos aos potenciais candidatos a professores de Libras, preferencialmente surdos, assim como para potenciais candidatos a tradutores e intérpretes de Libras/LP, de acordo com os conteúdos propostos no Exame de Proficiência Nacional em Libras - PROLIBRAS/MEC, visando à aprovação e a titulação exigida para o exercício das funções.
     Data: 02 a 05 de Abril e 01 a 04 de Outubro

    SEED acessível para todos - Curso de Libras Instrumental: Ofertar Curso de Libras Instrumental para os vigilantes e atendentes de portarias que atuam na Secretaria de Estado da Educação - SEED, no Conselho de Estadual de Educação - CEE, na Diretoria de Tecnologia - DITEC e a outros órgãos afins para que estes possam acessibilizar por meio da comunicação em Libras o atendimento dos serviços prestados por essas instituições.
     Data: A confirmar

    Oficinas de Letramento de alunos surdos por meio da interdisciplinaridade: Promover dentro de uma perspectiva bilíngue por meio de oficinas práticas de letramento, nas diferentes áreas do conhecimento, como disciplinas curriculares contemplando método, leitura e escrita, avaliação e planejamento aos profissionais envolvidos com a educação de surdos no Estado do Paraná a fim de que estes possam assegurar o atendimento educacional especializado aos alunos surdos.
     Data: 17 a 21 de Setembro

   Banca de Avaliação de Tradutores-Intérpretes de Língua de Sinais/Língua Portuguesa do CAS-PR: O Centro de Apoio aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná - CAS-PR propõe realizar o processo formativo e avaliativo de Tradutores e Interpretes de Libras/LP, por meio de uma banca de avaliação de proficiência em tradução e interpretação em língua de sinais/língua portuguesa, em contexto educacional. O tradutor-intérprete educacional é aquele que atua como profissional na área da educação.  

   ATENÇÃO: O CAS-PR já tem previsões para bancas de intérprete, porém o calendário oficial ainda não foi aprovado pela SEED. 


  Material de Complementação Didática: Visa propor caminhos possíveis e viáveis para a promoção da inclusão, aos profissionais docentes habilitados para o trabalho específico com surdos – no qual a rota visual é privilegiada, a língua de sinais brasileira é a língua de instrução e o português se caracteriza como segunda língua. Neste sentido, o material a ser elaborado por este Centro de Apoio aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná – CAS-PR em parceria com o Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Junior – EIFM objetiva suscitar alguns pressupostos teóricos e metodológicos envolvidos nas práticas de letramento no contexto da educação bilíngüe, assim como complementar a prática docente dos professores da rede pública, municipal e conveniada, em especial, àqueles que atuam nos centros de atendimento especializados na área da surdez – CAES que estão localizados em 188 municípios –  com um caderno de complementação pedagógica contendo para além destes pressupostos, sugestões de planejamento, textos, atividades a serem desenvolvidas e critérios de avaliação nas diferentes áreas do conhecimento. No tocante ao financiamento do material, este será subsidiado pela APMF do Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Junior – EIFM.

   Editais e Documentos Oficiais da SEED: A SEED/DEEIN tem o princípio da inclusão como norteador das políticas públicas. Sob o mesmo ponto de vista, este Centro de Apoio aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná - CAS-PR vem propor a intercâmbio/interação entre o DEEIN e os outros departamentos da SEED ofertando suporte técnico à produção de vídeos instrucionais em língua de sinais; adaptação de vídeos de complementação didática, adaptação dos documentos oficiais da SEED, principalmente aqueles que são produzidos para as escolas públicas da Educação Básica. Esta ação representa a possibilidade de combater a exclusão e responder as especificidades dos professores e alunos surdos, por meio da inserção de “janelas” para a interpretação em língua de sinais, ou legendas em língua portuguesa e/ou vídeos sinalizados, tornando o material acessível à todos e/ou até mesmo realizados em língua de sinais brasileira.

    Núcleos de Convivência: A necessidade de construir caminhos para a educação em uma sociedade que se percebe cada vez mais plural passou a ser um dos principais desafios enfrentados no ensino brasileiro. Nesse sentido, se faz urgente confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las. Para tanto, o Centro de Apoio aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná CAS-PR propõe na última terça-feira de cada mês, em consonância com as políticas públicas inclusivas do Governo de Estado do Paraná e do MEC/SEESP, o núcleo de convivência. Trata-se de um espaço democrático que veicula opiniões, idéias e pontos de vista manifestada nas produções sociais, culturais e políticas relacionadas à área da surdez sob temas como: a História Social da Surdez no Brasil; Surdez, Língua e Linguagem; Surdez e Deficiência: entre Normal e o Patológico; Surdez e Identidade; Surdez, Direito e Justiça; Em Busca das Cidadanias Surdas. No entanto, para ampliar ainda mais a troca de experiência e vivências, assim como minimizar a falta de espaço físico desse CAS-PR, os eventos serão realizados em parceira com GRUPO UNINTER/FACINTER/FATEC.
     Datas: 27/03; 24/04; 29/05; 26/06; 28/08; 25/09; 30/10; 27/11

  Dicionário Virtual em Língua de Sinais: O material que está sendo (re)elaborado tem como pressuposto didático-metodológico o Dicionário de Libras Ilustrado produzido pelo Governo do Estado de São Paulo. Sendo assim, frente às ações educacionais relacionadas aos alunos surdos este CAS-PR tem como proposta desenvolver um material visual complementar voltado para a aquisição da língua de sinais, ao mesmo tempo em que promover a valorização da diversidade lingüística dos surdos do Paraná por meio deste. Nesse sentido, poderá contar com a parceria da Diretoria de Tecnologias Educacionais - DITEC que proverá os recursos tecnológicos para produção deste material complementar, visto que o CAS-PR conta com profissionais habilitados para a elaboração e execução dessa proposta.

  Capacitações em parceria DEEIN  Área da Surdez e CAS-PR: Assessoramento na elaboração e implantação das capacitações promovidas pela SEED/DEEIN. São elas:
  V Seminário Paranaense de Surdos: Debater os aspectos educacionais, culturais e linguísticos da Comunidade Surda Paranaense. 
     Data: 2º semestre 
   II Curso de Práticas Pedagógicas para Docentes Surdos: Promover a capacitação de docentes surdos para atuação profissional no contexto educacional, apresentando todo o Sistema de Ensino Paranaense e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), suas bases filosóficas, cadeia hierárquica, além da formação específica para elaboração e análise de propostas pedagógicas, planejamentos de ensino, metodologias e critérios de avaliação.
     Data: 16 a 18 de maio
   II Encontro Pedagógico de Segunda Língua: Instrumentalizar pedagogicamente os professores de português que atuam na rede pública de ensino que tem alunos surdos inclusos e profissionais que atuam com o ensino do português como segunda língua estes alunos. 
     Data: 06 e 07 de Agosto



 ATENÇÃO: O CAS-PR já tem previsões para bancas de intérprete, porém o calendário oficial ainda não foi aprovado pela SEED. Aguarde mais informações, entrem em contato. 




CALENDÁRIOS 2012
Previsão de capacitações, cursos, bancas e eventos