as ações do CAS-PR.
Objetivo do CASPR:
Tem como finalidade promover a formação continuada de profissionais da educação, viabilizando a inclusão escolar e social das pessoas surdas. Foi inaugurando, dia 26 de junho de 2008, em parceria com a Secretaria de Educação Especial Ministério da Educação e Cultura SEESP/MEC, e a Secretaria do Estado da Educação do Paraná – SEED.
O CASPR, entre outras atribuições, ofecerá serviços de apoio pedagógico complementares, por meio de cinco (05) núcleos de atuação, que ficam assim instituídos:
Cursos de Formação continuada para professores, instrutores, tradutores de LIBRAS;
Ações integradas para o letramento.
I- NÚCLEO DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Curso de Intérprete promovido pelo CASPR- DEEIN |
Cursos de Formação continuada para professores, instrutores, tradutores de LIBRAS;
Ações integradas para o letramento.
Curso para Instrutores Surdos promovido pelo CASPR e DEEIN |
II- NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO-PEGAGÓGICO
Curso de LIBRAS em rede para surdos e ouvintes;
Curso de Língua Portuguesa em rede para surdos;
Orientação para o uso de materiais didático-pedagógicos.
III – NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS
Suportes técnicos-pedagógicos à produção de materiais didáticos impressos e/ou digitais acessibilizando-os por meio da inserção de janelas para interprete e legenda em língua-portuguesa
IV – NÚCLEO DE CONVIVÊNCIA
Fórum permanente de debates das lutas e agendas políticas, sociais e culturais dos movimentos surdos.
V – NÚCLEO DE PESQUISA
Pesquisa do processo ensino-aprendizagem da LIBRAS e da língua Portuguesa como segunda língua para surdos;
PROPOSTA DE
AÇÕES DO CASPR 2012
Oficinas para Tradutores e Interpretes de Libras/Língua Portuguesa: ofertar
a realização de oficinas itinerantes para a capacitação inicial e continuada
dos tradutores e intérpretes de língua de sinais que atuam, principalmente, em
núcleos de educação mais distantes. Além disso, sabe-se que há ainda um déficit
no número destes profissionais para atender a demanda da rede estadual de
ensino, sendo, portanto, urgente a necessidade de ampliação deste serviço.
Data: 11 a 15 de Junho
Curso de Língua de Sinais Brasileira (EAD): promover
o acesso a Língua de Sinais Brasileira aos professores da rede estadual de
ensino por meio da Educação à Distância - EAD. Este curso de formação inicial e
continuada para além de viabilizar a inclusão digital ofertada por terminais já
instalados em todas as escolas públicas (dos 399 municípios) pelo Governo do
Estado do Paraná vem suprir à defasagem lingüística e cultural dos
profissionais envolvidos com a educação básica através de um currículo que
contemple as especificidades educacionais e sociais das pessoas surdas.
Data: A confirmar
Curso Preparatório para Prolibras/MEC: Oferecer
subsídios teóricos e práticos aos potenciais candidatos a professores de
Libras, preferencialmente surdos, assim como para potenciais candidatos a
tradutores e intérpretes de Libras/LP, de acordo com os conteúdos propostos no
Exame de Proficiência Nacional em Libras - PROLIBRAS/MEC, visando à aprovação e
a titulação exigida para o exercício das funções.
Data: 02 a 05 de Abril e 01 a 04 de Outubro
SEED acessível para todos - Curso de Libras Instrumental: Ofertar
Curso de Libras Instrumental para os vigilantes e atendentes de portarias que
atuam na Secretaria de Estado da Educação - SEED, no Conselho de Estadual de
Educação - CEE, na Diretoria de Tecnologia - DITEC e a outros órgãos afins para
que estes possam acessibilizar por meio da comunicação em Libras o atendimento
dos serviços prestados por essas instituições.
Oficinas de Letramento de alunos surdos por meio da
interdisciplinaridade: Promover dentro de uma perspectiva
bilíngue por meio de oficinas práticas de letramento, nas diferentes áreas do
conhecimento, como disciplinas curriculares contemplando método, leitura e
escrita, avaliação e planejamento aos profissionais envolvidos com a educação
de surdos no Estado do Paraná a fim de que estes possam assegurar o atendimento
educacional especializado aos alunos surdos.
Data: 17 a 21 de Setembro
Banca de Avaliação de Tradutores-Intérpretes de Língua de
Sinais/Língua Portuguesa do CAS-PR: O Centro de Apoio aos Profissionais
da Educação de Surdos do Paraná - CAS-PR propõe realizar o processo formativo e
avaliativo de Tradutores e Interpretes de Libras/LP, por meio de uma banca de
avaliação de proficiência em tradução e interpretação em língua de
sinais/língua portuguesa, em contexto educacional. O tradutor-intérprete
educacional é aquele que atua como profissional na área da educação.
ATENÇÃO: O CAS-PR já tem previsões para bancas de intérprete, porém o calendário oficial ainda não foi aprovado pela SEED.
Material de Complementação Didática: Visa
propor caminhos possíveis e viáveis para a promoção da inclusão, aos
profissionais docentes habilitados para o trabalho específico com surdos – no
qual a rota visual é privilegiada, a língua de sinais brasileira é a língua de
instrução e o português se caracteriza como segunda língua. Neste sentido, o
material a ser elaborado por este Centro de Apoio aos Profissionais da Educação
de Surdos do Paraná – CAS-PR em parceria com o Colégio Estadual para Surdos
Alcindo Fanaya Junior – EIFM objetiva suscitar alguns pressupostos
teóricos e metodológicos envolvidos nas práticas de letramento no contexto da
educação bilíngüe, assim como complementar a prática docente dos professores da
rede pública, municipal e conveniada, em especial, àqueles que atuam nos
centros de atendimento especializados na área da surdez – CAES que estão
localizados em 188 municípios – com um caderno de complementação
pedagógica contendo para além destes pressupostos, sugestões de planejamento,
textos, atividades a serem desenvolvidas e critérios de avaliação nas
diferentes áreas do conhecimento. No tocante ao financiamento do material, este
será subsidiado pela APMF do Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Junior
– EIFM.
Editais e Documentos Oficiais da SEED: A SEED/DEEIN tem o
princípio da inclusão como norteador das políticas públicas. Sob o mesmo ponto
de vista, este Centro de Apoio aos Profissionais da Educação de Surdos do
Paraná - CAS-PR vem propor a intercâmbio/interação entre o DEEIN e os outros
departamentos da SEED ofertando suporte técnico à produção de vídeos
instrucionais em língua de sinais; adaptação de vídeos de complementação
didática, adaptação dos documentos oficiais da SEED, principalmente aqueles que
são produzidos para as escolas públicas da Educação Básica. Esta ação
representa a possibilidade de combater a exclusão e responder as
especificidades dos professores e alunos surdos, por meio da inserção de
“janelas” para a interpretação em língua de sinais, ou legendas em língua
portuguesa e/ou vídeos sinalizados, tornando o material acessível à todos e/ou
até mesmo realizados em língua de sinais brasileira.
Núcleos de Convivência: A
necessidade de construir caminhos para a educação em uma sociedade que se
percebe cada vez mais plural passou a ser um dos principais desafios
enfrentados no ensino brasileiro. Nesse sentido, se faz urgente confrontar as
práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las. Para tanto, o
Centro de Apoio aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná CAS-PR propõe
na última terça-feira de cada mês, em consonância com as políticas públicas
inclusivas do Governo de Estado do Paraná e do MEC/SEESP, o núcleo de
convivência. Trata-se de um espaço democrático que veicula opiniões, idéias e
pontos de vista manifestada nas produções sociais, culturais e políticas
relacionadas à área da surdez sob temas como: a História Social da Surdez no
Brasil; Surdez, Língua e Linguagem; Surdez e Deficiência: entre Normal e o
Patológico; Surdez e Identidade; Surdez, Direito e Justiça; Em Busca das
Cidadanias Surdas. No entanto, para ampliar ainda mais a troca de experiência e
vivências, assim como minimizar a falta de espaço físico desse CAS-PR, os
eventos serão realizados em parceira com GRUPO UNINTER/FACINTER/FATEC.
Datas: 27/03; 24/04; 29/05; 26/06; 28/08; 25/09; 30/10; 27/11
Dicionário Virtual em Língua de Sinais: O material
que está sendo (re)elaborado tem como pressuposto didático-metodológico o
Dicionário de Libras Ilustrado produzido pelo Governo do Estado de São Paulo.
Sendo assim, frente às ações educacionais relacionadas aos alunos surdos este
CAS-PR tem como proposta desenvolver um material visual complementar voltado
para a aquisição da língua de sinais, ao mesmo tempo em que promover a
valorização da diversidade lingüística dos surdos do Paraná por meio
deste. Nesse sentido, poderá contar com a parceria da Diretoria de
Tecnologias Educacionais - DITEC que proverá os recursos tecnológicos para
produção deste material complementar, visto que o CAS-PR conta com
profissionais habilitados para a elaboração e execução dessa proposta.
Capacitações em
parceria DEEIN – Área da Surdez e CAS-PR: Assessoramento
na elaboração e implantação das capacitações promovidas pela SEED/DEEIN. São
elas:
V Seminário Paranaense de Surdos: Debater
os aspectos educacionais, culturais e linguísticos da Comunidade Surda
Paranaense.
Data: 2º semestre
II Curso de Práticas Pedagógicas para Docentes Surdos: Promover
a capacitação de docentes surdos para atuação profissional no contexto
educacional, apresentando todo o Sistema de Ensino Paranaense e as Diretrizes
Curriculares Nacionais (DCN), suas bases filosóficas, cadeia hierárquica, além
da formação específica para elaboração e análise de propostas pedagógicas,
planejamentos de ensino, metodologias e critérios de avaliação.
Data: 16 a 18 de maio
II Encontro Pedagógico de Segunda Língua: Instrumentalizar
pedagogicamente os professores de português que atuam na rede pública de ensino
que tem alunos surdos inclusos e profissionais que atuam com o ensino do
português como segunda língua estes alunos.
Data: 06 e 07 de Agosto